Entre os dias 21 e 23 de novembro de 2018 foi realizado o 1º Encontro Cultura Livre do Sul, que contou com a participação de mais de 200 participantes de diferentes países. Nesta newsletter compartilhamos as gravações das seis tabelas temáticas juntamente com alguns dos relatórios com os primeiros resultados sistematizados dessa rica experiência.
Ao final do Encontro, sentimos a necessidade de escrever e publicar um manifesto de cultura livre do sul, como uma contribuição do pensamento para a ação do sul global.
Vídeos e relatorias de mesas temáticas:Mesa 1: Políticas públicas e reformas legais Coordenado por Ártica. - Vídeo completo. - Relatoria (1ª parte). Mesa 2: Digitalização e acesso ao patrimônio cultural Coordenado pela Rede das Produtoras Culturais Colaborativas. - Vídeo completo. - Relatoria. Mesa 3: Laboratórios, hackerspaces e outros espaços de comunidades locais Coordenado por Nodo Común e site Em Rede. - Vídeo completo. - Relatoria. Mesa 4: Redes Internacionais. Como nos inserimos em um movimento global? Coordenado por Baixa Cultura. - Vídeo completo. - Relatoria (1° parte). Mesa 5: Produção cultural livre Coordenado por Ediciones de La Terraza - Vídeo completo. - Relatoria (em breve). Mesa 6: Educação aberta e cultura livre Coordenado por Ártica. - Vídeo completo. - Relatoria (em breve). Apresentação online da antologia impressa da revista Pillku - Vídeo completo. Grupo em ISpuntonet, mapeamento e curadoriaNosso grupo ainda está aberto em Investigación Social.net e a conversação nas redes continua, assim como o mapeamento em Civics e a curadoria da produção cultural livre em Ediciones de La Terraza.
Destacamos os textos que foram compartilhados pelos participantes do ISpuntonet, que contribuíram com um material rico para o nosso encontro: - Las voces en la tecnología (Estrella Soria)
- Ocupa Beauvoir ”Las brujas siguen escribiendo”(Virginia Barré)
- Iniciativas vecinales: red de agenciamientos en nuestros barrios (VIC)
- Por los caminos de las resistencias (Dafne Calvo)
- Alquimétricos, juguetes/brinquedos DIY + CC (Fernando Daguanno)
- ¿Pero de qué hablamos cuando hablamos de educación abierta en, con y desde el Sur? (Marianicer Figueroa)
- Cultura libre de lo urgente (Juliana Guerra)
- Esfuerzos para abrir la educación desde una comunidad global de profesores (Sergio Rubio-Pizzorno)
- Los laboratorios ciudadanos institucionales: una visión no institucional (Pedro Barrios Sánchez)
- Manifiesto Chinampero (Hacklab La Chinampa)
Cultura livre do sul: um manifestoComo resultado de três dias de intensas e enriquecedoras trocas, tornou-se evidente a necessidade de uma reflexão mais ampla e ativista. Foi assim que escrevemos entre todos os grupos que organizaram este encontro um manifesto pela cultura livre, propondo uma perspectiva para o sul global. Convidamos você a lê-lo e, acima de tudo, compartilhá-lo, em português e espanhol.
Como continuamos?Nas primeiras semanas de 2019, enviaremos um novo boletim com os relatórios que ainda temos que publicar. Pretendemos manter este boletim informativo ativo com certa periodicidade, bem como continuar as trocas no grupo ISpuntonet. Será que vamos fazer uma nova reunião em 2019? Nós estaremos a pensar e trabalhar nisso, então não perca os próximos boletins! Abraços,
Ártica, Baixa Cultura, Ediciones de la Terraza, Em Rede, Nodo Común e Produtoras Culturais Colaborativas.
|